Quem somos

Quem somos

A ideia de abrir um curso de Gestalt-terapia nasceu da demanda dos alunos de psicologia onde Mariana Magalhães lecionava – e que viram na Gestalt-terapia uma nova forma de se pensar o comportamento humano –, que desejavam um curso de formação em Niterói. O projeto levou algum tempo para ganhar contorno até que no ano de 2018 esta gestalt-terapeuta, apaixonada pela arte da gestalt-terapia, decidiu dar vida ao que estava no mundo da imaginação.

A proposta de capacitar pessoas para atuar na clínica levou a criação de um centro de referência da abordagem. Ainda muito pouco presente nas faculdades do município fluminense, mas já conquistando muitos adeptos, a gestalt vem agora ocupar seu espaço em Niterói, através do Instituto Ciclos: arte do contato em Gestalt-terapia. Aos alunos que incentivaram e demandaram sua abertura, muito obrigada!

O Ciclos foi criado com muito amor, para vocês.

Mariana Magalhães

(CRP: 05/31566): Fundadora e Diretora do Instituto Ciclos – arte do contato em gestalt-terapia. Psicóloga graduada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2004). Especialista em Gestalt-terapia (indivíduo, grupo e família) pelo Instituto de Gestalt-terapia e Atendimento Familiar – IGT (2008). Especialista em clínica pelo Conselho Regional de Psicologia – CRP (2008). Especialista em Sexualidade Humana e Relacionamento Amoroso pelas Faculdades Integradas Maria Thereza – FAMATH (2010). Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio (2012). Doutora em Psicologia pelo EICOS/UFRJ (2017). Atuou como parecerista da Revista IGT – revista eletrônica com temas ligados à Psicologia, tratando em especial de assuntos referentes à Gestalt-terapia na Rede (2014).  Professora Assistente II das Faculdades Integradas Maria Thereza (2012 a 2019). Professora na Universidade Estácio de Sá (2019 até o momento atual) convidada nos cursos de Pós-Graduação na Faculdade Veiga de Almeida – UVA/Cabo Frio (2018 até o momento atual), no Instituto de Gestalt-terapia e Atendimento Familiar – IGT e no curso de Pós-graduação da Universidade Santa Úrsula, em Juiz de Fora/MG (2019). Membro da Comissão de Organização do Congresso do Estado do Rio de Janeiro previsto para 2021. Atua prestando atendimento clínico particular (individual, grupos, casais e família).

Instituto Ciclos

Missão

Oferecer cursos de Gestalt-terapia – tanto para os profissionais de psicologia como para profissionais de outros campos do saber -, proporcionando o aprendizado desta abordagem e desenvolvendo capacitação teórica e prática para sua aplicação.

Visão e Valores

A gestalt-terapia é uma abordagem clínica que possui uma base humanista-existencial e que tem por meta desenvolver nossa capacidade humana de vitalidade e de crescimento, se apoiando na crença de que o homem precisa descobrir seu potencial de vida e a energia que nele repousa. Nesse sentido, apostamos no resgate à autenticidade e na busca pela autorregulação e ajustamento criativo de nossos alunos, visando seu autoconhecimento, satisfação e autossustentação, favorecendo, assim, que tais valores sejam reproduzidos na aplicação dessa filosofia.

Agradecimentos

Agradecemos  a todos que torceram para o sucesso desse Instituto e, em especial, aqueles que foram ferramentas de arte, contribuindo para que o Ciclos existisse. A vocês, Camila Dias, Valéria Bitencourt, Edu Garretano, Beatriz Meneses, Ana Cláudia Rebello, Caio Castilho e Cinthia Campanário, obrigada por participarem dessa construção.